domingo, 20 de novembro de 2011

Manifestantes param o trânsito na av. Paulista

Cerca de 300 pessoas, entre representantes de ONGs de defesa dos direitos animais, protetores independentes e simpatizantes da causa, participaram neste domingo (20), na avenida Paulista, de uma manifestação em repúdio à violência e aos maus-tratos cometidos contra os animais.


Manifestantes param o trânsito na av. Paulista (Foto: ANDA)

O protesto, articulado nas redes sociais, foi motivado pela morte do cão rottweiller Lobo, arrastado pela caminhonete do próprio tutor pelas ruas de Piracicaba (SP). Depois de ter a pata amputada, Lobo acabou morrendo nesta semana.


Ativistas erguem faixas pedindo paz e respeito aos animais (Foto: ANDA)

Na quinta-feira, dia morte do cão, a redação da ANDA publicou uma nota chamando a atenção da sociedade sobre a urgência em exigir mudanças radicais nas punições para crimes cometidos contra todos os animais . “As leis brasileiras em geral são brandas para com os criminosos, mais ainda quando os crimes são contra animais, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos. Isto precisa mudar. Que este caso motive as autoridades, a sociedade e os defensores dos animais a darem um basta nas penas brandas aos que cometem crimes crueis contra os animais.”.

A ANDA propôs ainda uma campanha no Twitter (#LeiLobo) para pedir maior punição contra maus-tratos aos animais. Internautas conscientes e sensibilizados organizaram um tuitaço às 17h desta quarta-feira (16/11) e colocaram o assunto no Trending Topics do Brasil. Durante horas, a hashtag “#LeiLobo” ficou entre os três temas mais comentados na rede social.


Protetores erguem faixas em defesa dos animais (Foto: ANDA)

Um grupo de pessoas revoltadas com o crime e com a impunidade lançou um abaixo-assinado, no site Petição Pública, pedindo punições mais severas para casos de maus-tratos a animais.

Durante duas horas, com faixas, cartazes e palavras de ordem, os manifestantes pediram, em frente ao MASP, justiça para os animais, penas mais severas para quem comete violência contra qualquer animal.

Em seguida, o grupo saiu em passeata pela avenida Paulista, no sentido Consolação, em direção ao Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo.

“Queremos o fim destas atrocidades. Queremos que as leis sejam alteradas e suas penas sejam mais severas e sem a possibilidades de mudanças para penas sociais. Os animais merecem respeito. Precismos mostrar à sociedade que a Proteção Animal existe. Convocamos a todos que gostam da vida, que gostam dos animais”, declarou Luiz Fernando Sobreiro, articulador da manifestação.

Casos recentes de violência contra animais

O rotweiller Lobo foi arrastado pelo tutor pelas ruas de Piracicaba, interior de São Paulo, e morreu depois de ter sua pata dianteira amputada.

Outro caso que causou indignação foi de uma rottweiler, chamada Jade. Um garoto jogou gasolina nela e em seus filhotes, depois ateou fogo. Ela foi resgatada e está sendo mantida sob efeito de morfina para aliviar a dor. Um dos filhotes também foi resgatado com vida.

O cão Foguete foi queimado pelo tutor, um garoto que tem problemas mentais, na Zona Norte de SP.

Na cidade de Taubaté, um garoto jogou álcool num cachorro e assistiu a morte do animal urrando de dor.;

Nenhum comentário:

Postar um comentário